terça-feira, 13 de julho de 2010
A copa acabou e.. ?
Todos nós conhecemos o Continente Africano como um lugar sofrido e com constantes guerras tribais. mas sim! Isso é verdade! Podemos citar o genocídio em Ruanda como um dos mais famosos. É tratato em filmes como Hotel Ruanda e Lágrimas do Sol. Nesse exato momento, tem uma criança morrendo só porque é mais "escurinha" que outra.
Sabendo dessas coisas, você deve ter as seguintes perguntas na cabeça: E a copa do mundo? Ajudou a África? E agora que acabou? Como vai ser? Se não pensa nessas coisas, deveria pensar.
A mídia nos mostrou tudo muito bonito, muita comemoração, muitos fogos.. Mas será mesmo que a Copa foi só isso? Em nosso mundo Capitalista, onde só o dinheiro interessa é fácil responder essa pergunta. Óbvio que não.
Analisando um pouco antes da copa começar, vemos que a maior preocupação dos organizadores era passar uma África sem problemas. Uma África "Limpa". E detalhe que a copa foi na África, mas a cada 10 organizadores 1 era Africano, os outros 9 eram Americanos, Ingleses e por aí vai, mas isso é apenas um detalhe.
Partindo do conceito que a África não é perfeita, ou seja, tem problemas sociais assim como o resto do mundo e até mais graves.. Porque quando você se sentou em seu belo sofá em uma bela manhã de sábado, a sua televisão LCD 52 polegadas não te mostrou nada disso?
Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban receberam as delegações finalistas da Copa. Essas 3 cidades tem os maiores índices de moradores de rua da África do Sul. Mas, você não viu nenhum! Porque?
Simples, os moradores de rua foram retirados das ruas e transportados para lugares bem longe das cidades que receberiam jogos da copa. Como não existe abrigos para abrigar tamanho número de sem tetos, foram criados milhares de "containers" que serviram de casa temporária para muitas famílias. E agora, que a copa terminou, estão todos voltando para suas antigas residências, ou seja, As ruas e os becos. Que foi? O Galvão Bueno não narrou isso também?
Devemos observar também que..
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) reúne dados educação, expectativa e condições de vida. 182 países estão presentes nessa lista. A África do Sul (QUE ESTÁ QUEIMANDO 9 BILHÕES COM A COPA) ocupa o 129º lugar - 19 posições abaixo da miserável Faixa de Gaza.
42,9% da população sul-africana ganha menos de R$ 3,50 por dia.
A expectativa média de vida é de 49 anos - 13 anos menos do que quando o país ainda vivia sob o manto brutal do apartheid.
Tirando isso tudo, toda sujeira varrida pra debaixo do tapete, é. Acho que a copa foi legal.
-
“Eu gostaria de apreciar a Copa do Mundo, nem que fosse ao menos por um fugaz sentimento de fraternidade com o resto da Humanidade. Acontece que não dá de jeito nenhum. Um vasto número de meus concidadãos liga suas televisões para admirar jogadas gloriosas ou lamentáveis atuações. Tudo que eu consigo distinguir são 22 milionários arruinando um gramado.”
Charlie Brooker
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Entrei para comentar o controle social e me deparo com a Copa da África do Sul. Dois temas que se completam, se referem com alienação e crítica, muita crítica... Pelos assuntos e pela qualidade dos argumentos, vejo que você segue trilhando o caminho perfeito para a cidadania plena e para se tornar um Homo Sapiens Sapiens no sentido mais amplo do nome (consciência). É um orgulho compartilhar isso tudo contigo.
ResponderExcluirContinue não se acomodando com o que incomoda e Carpe Diem!!!
Eu concordo com o Marcos. Você deveria estudar Sociologia ou Filosofia. A qualidade dos seus textos e a forma com que eles se completam, nos fazem refletir. Parabéns Alê, seu novo nome é consciência. rs!
ResponderExcluir